Projeto-"Um problema de xadrez é matemática pura"
A origem do xadrez é controversa. Contudo acredita-se que terá surgido na Índia, existindo uma lenda sobre a sua origem que se trata, de um Rei que tinha uma vida muito monótona. Certo dia, um jovem Brâman veio há sua presença, que pedia para ser recebido já há algum tempo. Apresentou-se dizendo que se chamava Lahur Sessa e que era natural da aldeia de Namir. Veio porque no reino conheciam a amargura do Rei por ter perdido um filho na guerra e, para contrair esta solidão, o jovem inventou um jogo que vinha apresentar. Houve surpresa no Palácio, pois todos os soberanos observavam o que Sessa trazia para oferecer ao Rei. O presente era um grande tabuleiro quadrado, dividido em 64 quadrículas iguais, sobre o qual se colocavam duas coleções de peças, brancas e pretas. Estas peças deslocavam-se segundo diferentes regras, que lhe permitiam movimentar-se em diversas direções. O monarca ficou felicíssimo com o jogo e quis compensar o jovem artista. Porém este nada queria. Depois de muita insistência, Sessa pediu então um grão de trigo pela primeira casa, dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, dezasseis pela quinta e assim sucessivamente até há sexagésima quarta do tabuleiro. Houve espanto pelo facto de o jovem não querer bens materiais, mas, depois dos matemáticos mais hábeis da corte terem calculado o número de grãos em causa, verificaram que tinham obtido um número cuja grandeza era inconcebível para a imaginação deles.
Mariana
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